A falta de publicações sobre Deontologia e Enfermagem contrasta com a relevada importância deste assunto. Por isto, esta obra representa uma das mais valiosas e bem-vindas contribuições para a Enfermagem.
O autor analisa e aplica os aspectos gerais da Deontologia à equipe de Enfermagem, oferecendo informação sobre questões cruciais encontradas no dia-a-dia do viver profissional do enfermeiro. Ressaltam-se na obra o valor da pessoa humana e o seu direito a ter respeitadas suas prerrogativas de liberdade e autodeterminação.
O livro contém duas partes: na primeira são apresentados os aspectos fundamentais da Deontologia — a Consciência, a Liberdade, os Valores; na segunda, discutem-se os problemas de Deontologia do ponto de vista das responsabilidades do enfermeiro e do Código de Deontologia de Enfermagem.
Esta é a edição revista e ampliada acompanha a evolução da legislação brasileira em relação aos temas nela discutidos e inclui dois assuntos atuais e importantes: "Transplante de órgãos: aspectos legais e deontológicos" e "Pesquisa em Enfermagem: aspectos éticos".