Neste livro, Wiliam César Alves Machado relata de modo comovente sua trajetória após adquirir uma deficiência física. Mostra- se firme ao expressar seu sofrimento e suas inseguranças frente à nova condição e, acima de tudo. apresenta-se como um cidadão pleno de direitos que assumiu sua vida adaptando-se às dificuldades e valorizando suas potencialidades.
O autor nos apresenta com visão crítica não só as distorções das políticas e das práticas de saúde para com as pessoas com deficiências, mas também os processos interacionais que envolvem privacidade, valores e a própria maneira de compreender a existência humana. Ao discorrer sobre as situações muitas vezes difíceis entre as pessoas com deficiências e seus familiares, seus prestadores de cuidados, o ambiente e o trabalho, o autor faz emergir uma identidade de grupo em relatos aparentemente singulares.
O texto tem para mim um significado especial, pois vivenciei experiências semelhantes quando adquiri uma deficiência física (uma lesão medular), e pelo fato de também ser enfermeira. É um relato sobre a sobrevivência, a luta e, acima de tudo, a superação.
Uma obra-prima!