A cirurgia, dentro da sua ampla constelação, apresenta um setor central que é representado pela execução do ato cirúrgico.
Confundem-se os que julgam que o trabalho do cirurgião corresponde a uma atividade manual de natureza puramente mecânica.
Nele existe um complexo de fenómenos inter-relacionados entre os elementos da equipe de atendimento e entre esta e o paciente, representados fundamentalmente por atitudes integradas, psicológicas, emocionais, e de natureza intelectual e técnica. No aprimoramento técnico das intervenções cirúrgicas são decisivas a disciplina e harmonia que devem reger os movimentos individuais e grupais.
Foram felizes os Drs. Osório Miguel Parra e William Abrão Saad em escreverem "Instrumentação Cirúrgica e Auxílio ao Cirurgião", rico de ensinamentos para os cirurgiões que desejam rever os princípios da movimentação e instrumentação cirúrgica, bem como para aqueles que querem aprender e se dedicar a este setor da medicina, como estudantes de medicina, de enfermagem e de instrumentação.
Ambos são cirurgiões experientes, discípulos do Prof. Edmundo Vasconcelos, exímio cirurgião que, entre outras, tem se preocupado também com a racionalização dos movimentos técnicos em cirurgia.
Hoje, os Drs. Osório Miguel Parra e William Abrão Saad são nossos colegas de trabalho na Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo da FMUSP - dirigida pelo Prof. Arrigo Raia, onde vêm desempenhando uma profícua atividade cirúrgica. Este livro é fruto da vocação de ensinar e preparar aqueles que se dedicam ao sublime artesanato cirúrgico.