Cuidados de emergência, antes da metade dos anos 1960, eram rudes e perigosos, no mínimo. A Sala de Emergências era a sala de espera, em muitos hospitais.
Grandes avanços têm sido feitos pelos militares desde a II Grande Guerra, e torna-se óbvio que os cuidados iniciais com os pacientes em trauma, geralmente determinavam os resultados a longo prazo. Era aparente, para muitos de nós, que os benefícios das técnicas usadas pelas Unidades Militares e Médicas, deveriam ser extrapoladas para a comunidade civil através da ampliação educativa do pessoal e enfermeiras nessa área.
Avice Kerr foi uma viga mestra nesses esforços educativos e um líder na introdução da especialização da Enfermagem de Emergência. Mais importante ainda, ela tem estado "presente" e possui a experiência prática para saber o que a enfermeira necessita conhecer e os problemas que uma enfermeira sem experiência pode encontrar. Neste livro, ela oferece instruções claras e concisas para uso das enfermeiras no manejo dos casos de emergência.