O setor de enfermagem tem papel fundamental no que se refere à realização de ações que visem à qualidade dos serviços ofertados pelos estabelecimentos hospitalares, ambulatórios e demais unidades que atendem à Saúde Pública do país. Com o objetivo de promover uma significativa melhoria nessas atividades, o Ministério da Saúde, por meio de sua Secretaria de Gestão de Investimentos em Saúde, está implementando o Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem - PROFAE, cujo objetivo principal é a qualificação desses trabalhadores de graduação média. Em quatro anos, o PROFAE deverá capacitar um contingente de aproximadamente 225 mil trabalhadores, presentes no mercado de trabalho, que ainda não possuem qualificação específica para atuar como auxiliares de enfermagem. Também serão oferecidos cursos de complementação do ensino fundamental - pré-requisito para a inscrição na qualificação técnica, aos trabalhadores que não têm esta formação.
 
   O PROFAE, mediante um processo de qualificação profissional, busca atingir a raiz da questão permanente do aprimoramento da qualidade na área da Saúde. Graças a essa iniciativa do Ministério da Saúde, os profissionais habilitados, com um maior conhecimento do seu verdadeiro papel, terão a oportunidade de contribuir com o seu trabalho para a melhor qualidade de todo o sistema de saúde.
 
   A revista Formação faz parte desse processo. O seu leitor terá acesso a informações sobre a implementação do PROFAE nas diferentes unidades da Federação, além de dados atualizados sobre o mercado de trabalho nas áreas da assistência à saúde, a educação em enfermagem e a regulação institucional. Essas informações, mais os resultados de estudos e pesquisas, servirão de subsídio para os gestores do PROFAE nos diferentes níveis, e também para os gestores na área de Recursos Humanos, auxiliando-os no planejamento e monitoramento de estratégias e metas de trabalho.
 
   O Sistema Único de Saúde, a partir desta edição inaugural de Formação, passa a contar com mais um instrumento para enfrentar os desafios da implementação de uma política de Recursos Humanos voltada para a qualidade e humanização do atendimento. Uma política que contribua para a consolidação do 

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